Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Igreja Católica alerta que há crianças nas ruas do Porto Novo que precisam de socorro

Porto Novo, 11 Mai (Inforpress) – A Paróquia de São João Baptista no Porto Novo, Santo Antão, alertou, sexta-feira, para o fenómeno de crianças abandonadas, que “já se faz sentir” neste município, onde há já “muitas crianças nas ruas” que precisam de “socorro”.

O alerta foi feito pelo pároco do concelho, o padre José Pires, para quem o problema de “desagregação familiar” que atinge Cabo Verde está, também, a ser sentido no concelho do Porto Novo, onde há “muitas crianças nas ruas a precisarem de socorro e sustento”, avançou.

“A desagregação familiar já se faz notar em Cabo Verde e Porto Novo não foge à regra. Tendo em conta a sua localização geográfica numa zona portuária, já se nota alguns riscos sociais que, se não forem tratados agora, haverá muitas dificuldades nesse sentido”, notou José Pires, que falava, sexta-feira à noite, na inauguração do espaço jovem, criado no centro da juventude local.

A paróquia, segundo o sacerdote, tem procurado dar o seu contributo na prevenção e combate a esse fenómeno, tendo, há cerca de dois anos, estabelecido uma parceria com a associação portuguesa SYnergia e com a câmara do Porto Novo, que resultou na criação do espaço jovem, dedicado à promoção de eventos culturais e sociais.

Graças à parceria com a SYnergia, com sede em Braga, está ser implementado, desde 2017, um projecto comunitário no Porto Novo, que visa, sobretudo, na promoção da juventude portonovense, através da cultura, facto que tem contribuído, segundo o pároco, para minimizar os males sociais que afligem crianças e jovens locais.

Também, num espaço cedido pela Paróquia de São João Baptista, o Instituto Cabo-verdiano da Criança e Adolescente (ICCA) tem em funcionamento, na cidade do Porto Novo, um centro de apoio às criança em situação de risco.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos