Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Ideia de criação da associação de luta contra o cancro na ilha lançada em Ribeira da Cruz

 

Porto Novo, 27 Nov (Inforpress) – Ribeira da Cruz recebe, a partir desta terça-feira, uma feira de saúde para rastreio do cancro da próstata, mama e colo do útero, em que será lançada ideia de criação da associação de luta contra cancro em Santo Antão.

A feira, promovida no quadro das festas de Santo André em Ribeira da Cruz, Porto Novo, além do lançamento do projecto de criação da associação, vai ser marcada ainda por uma passeata alusiva à prevenção do cancro “Mês Rosa e Mês Azul”.

Essa iniciativa, com duração de três dias, que tem como parceiros a câmara do Porto Novo, a Delegacia de Saúde local, a Associação Cabo-verdiana da Luta Contra o Cancro e profissionais da saúde naturais e descendentes de Santo André, servirá ainda para informar às populações sobre a prevenção do cancro e medidas para a promoção da saúde, estando ainda previstas consultas de clínica geral e de especialidades.

Vão estar em Ribeira da Cruz médicos especialistas em ginecologia, dermatologia, oftalmologia, orto-traumatologia, urologia, cirurgia, cardiologia, psicologia e otorrino.

Ribeira da Cruz, sede da freguesia de Santo André, conhece, nesta altura, várias actividades comemorativas do dia do santo padroeiro desta localidade, que se assinala a 30 de Novembro.

As festas vão ser abrilhantadas por Zé Delgado e Elly Paris que actuam quarta-feira, no tradicional baile popular e vão ser ainda marcadas por actividades religiosas, uma feira de produtos agro-pecuários e corrida de cavalos.

No dia do santo padroeiro, 30, o destaque do programa vai para a missa solene na capela local, final da corrida de cavalos, almoço aos peregrinos e baile popular.

O programa das festividades de Santo André decorre desde os finais de Outubro, com a realização do campeonato inter-localidades, prova conquistada, pelo quinto ano consecutivo, pela equipa de Chã de Norte.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos