Porto Novo, 01 Jun (Inforpress) – O Instituto da Criança e Adolescente (ICCA) assegurou hoje que “ultimamente” não se tem registado em Santo Antão “muitos casos” de crianças em situação de risco, assegurando que a instituição tem sabido responder às situações que apareçam.
A delegada do ICCA em Santo Antão, Earsénia Nico, admitiu que “casos de crianças em situação de risco existem em todo o lugar”, mas no caso de Santo Antão, não se tem registado, nos últimos tempos, “muitos casos” a esse nível, garantiu.
“Crianças em situação de risco existem em todo lado, mas a nível de Santo Antão não temos tido, ultimamente, muitos casos. Em relação aos casos que apareçam, temos dado respostas imediatas, salvaguardando sempre os direitos das crianças”, notou Earsénia Nico.
A delegada do ICAA em Santo Antão falava a propósito da realização, esta quinta-feira, de uma actividade no Planalto Norte, no âmbito da qual se reuniu na escola de Chã de Feijoal cerca de meia centenas de crianças, pais e encarregados de educação para assinalar o Dia Internacional da Criança, 01 de Junho.
A actividade, que abarcou ainda a comunidade do Planalto Norte, foi marcada pela dança, música, poesia, demonstração de capoeira, karaté e exibição de uma peça teatral sobre o trabalho infantil.
A responsável do ICCA em Santo Antão explicou que essa acção serviu ainda para sensibilizar os pais e encarregados de edução do Planalto Norte sobre a problemática do trabalho infantil.
Na realização do evento, o ICCA teve ainda parceria dos serviços do Ministério da Educação e Câmara Municipal do Porto Novo, que, além de assegurar o transporte das crianças, distribuiu ainda brinquedos aos alunos das cinco escolas existentes no Planalto Norte.
JM/CP
Inforpress/Fim