Santo Antão: Hospital Regional fica “mais engrandecido” por ostentar nome de Ulisses Fonseca e Rufino Maurício – ministro

Ribeira Grande, 12 Abr (Inforpess) — O ministro da Saúde considerou hoje que o Hospital Regional de Santo Antão ficou “mais engrandecido” por seus serviços de saúde mental e laboratório de análises clínicas passarem a “ostentar” o nome de Rufino Maurício e Ulisses Fonseca.

Arlindo do Rosário, que discursava durante a cerimónia de homenagem e reconhecimento dos antigos profissionais de saúde do Hospital Regional Dr João Morais, Ulisses Fonseca e Rufino Maurício, disse que homenageá-los é, antes de tudo, homenagear a saúde em Santo Antão.

“O enfermeiro Rufino Maurício, presente entre nós e a quem auguramos muitos anos de vida e saúde, será sempre uma referência para todos nós, e todas as gerações, residentes em Cabo Verde e na diáspora” enfatizou.

Conforme o governante, a história do enfermeiro Rufino Maurício, cujo nome foi atribuído ao serviço de saúde mental do hospital, como profissional de saúde é a história da saúde em Santo Antão, do antes e após, à independência.

“Muitas vezes Rufino Maurício foi obrigado, fruto das circunstâncias, a realizar actos médicos de alta complexidade, que de certo modo ultrapassava as suas competências de enfermeiro. E fê-los com maestria, bastas vezes reconhecida por médicos”, engradeceu.

Ao falecido Ulisses Fonseca que empresta o seu nome ao laboratório de análises clínicas do Hospital Regional João Morais, Arlindo do Rosário considerou que a sua morte constituiu um momento de “enorme consternação” para os amigos e familiares.

“Dele, cada um de nós, irá guardar algo das múltiplas facetas da sua rica personalidade. Da sua forma alegre de estar, e do seu sorriso aberto e contagiante, da sua dedicação extremosa aos que demandavam os seus serviços”, enfatizou.

Maria da Ressurreição, filha de Rufino Maurício leu a mensagem do seu pai que dedicou a homenagem à sua falecida esposa e aos seus filhos.

“Hoje dou graças a Deus por ter-me permitido estar aqui presente. Um apreço especial ao ministro da saúde e todos que dedicaram a árdua tarefa de preparar esta linda homenagem” pontuou

Por sua vez, o irmão de Ulisses Fonseca, Silvino Fonseca agradeceu pela “justa homenagem” da atribuição do nome de Ulisses Fonseca ao laboratório.

“Para todos nós Ulisses Fonseca foi um ser humano exemplar que encarou a sua missão com responsabilidade, profissionalismo, empenho e dedicação. Uma homenagem mais do que recolher as qualidades do indivíduo é também o acender de um farol que serve de orientação para gerações vindouras” agradeceu.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos