Santo Antão: Governo garante que projecto de água e saneamento está “no caminho certo”

Porto Novo, 02 Out (Inforpress) – O secretário de Estado da Economia Agrária garantiu, sexta-feira, que o projecto de água e saneamento de Santo Antão está a andar, estando-se a concluir o dossiê para o lançamento do concurso para a realização das obras físicas.

Miguel Moura terminou, sexta-feira, uma visita de três dias a Santo Antão, onde fez com os presidentes das câmaras o ponto de situação do projecto, com financiamento garantido desde 2018, através de um crédito internacional, tendo assegurado que este projecto está “no caminho certo”.

O edil do Porto Novo, e presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Aníbal Fonseca, manifestou, recentemente, a preocupação quanto à necessidade de se avançar com os investimentos, financiados há três anos, pedindo “maior liderança” na implementação deste projecto.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, numa recente visita a Santo Antão, associou-se ao autarca, exortando o Governo a avançar com este projecto, com vista a resolver os problemas que a ilha enfrenta nos domínios de água e saneamento.

O secretário de Estado da Economia Agrária explicou que se trata de um projecto que, por causa da complexidade, tem “caminhos também complexos” para percorrer, sendo que a resposta dos técnicos tem que ser adequada àquilo que foi acordado com o financiador.

“É nesta etapa que estamos. Há acções subterrâneas que se desconhecem, mas o projecto está a andar. Há caminhos a seguir dentro de um cronograma e é o que estamos a seguir, neste momento”, sublimou a mesma fonte, garantindo que o projecto está “no caminho certo”, apesar dos atrasos impostos pela covid-19.

Miguel Moura informou que o dossiê está a ser finalizado, escusando-se, porém, a indicar a data para o arranque efectivo das obras.

Em relação ao município do Porto Novo, que, segundo as autoridades locais, enfrenta “problemas sérios” em termos de abastecimento de água e saneamento, o projecto prevê, entre outros investimentos, a instalação das redes de distribuição de água e de esgotos, além de uma estação de tratamento de águas residuais.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos