Ribeira Grande, 23 Mai (Inforpress) – A vice-presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Jyotsna Puri disse, hoje, em Santo Antão, que o Governo e o FIDA estão a “apostar” em projectos que tornam as pessoas mais “resilientes”.
Em declarações à imprensa após a visita ao projecto hidroagrícola de Selada de Ribeirinha de Jorge, na Ribeira da Torre, Jyotsna Puri afirmou que o desenvolvimento dos Pequenos Estados Insulares enfrentam muitas dificuldades e em Cabo Verde isso é “facilmente” visível.
“Há deficiência a nível da água e falta de infra-estruturas. O Governo está comprometido em assegurar que novos investimentos venham ao País e assim conseguir que as pessoas possam tornar-se mais resilientes”, pontuou.
Jyotsna Puri observou que, em Santo Antão, apesar de haver “muitas dificuldades” as pessoas foram “bem corajosas” para formar associações e encontrar a melhor forma de obter água e cultivar a terra de modo a ter uma boa nutrição.
Por sua vez, o ministro da agricultura e ambiente, Gilberto Silva, caracterizou a FIDA de um “grande parceiro” de Cabo Verde e tem co-financiado muitos projectos importantes no domínio da agricultura de conservação de solos, água e pecuária.
Durante a estada em Santo Antão, Gilberto Silva salientou que para além de visitar os projectos hidroagrícolas irão reunir e discutir aspectos inerentes à realização do programa com perspectiva naquilo que vem para frente em teremos de financiamentos e prolongamento do programa.
Assim, os projectos hidroagrícolas de Selada de Ribeirinha de Jorge, Boca de Coruja, Lajedinhos e Alto Mira farão parte da agenda de visita de dois dias.
Estes quatro projectos hidroagrícolas têm como propósito “reduzir” a pobreza nas comunidades, através da promoção de uma agricultura moderna, integrada e sustentável, aumento da disponibilidade de água para a agricultura e a pecuária, maximizar a produtividade no sector agrícola, bem como melhorar as condições de vida dos agregados familiares.
O Ministério da Agricultura e Ambiente, através do Programa de Promoção de Oportunidades Socio-económicas Rurais (POSER) tem levado a cabo a execução de um conjunto de projectos estruturantes ligados à agricultura e pecuária em Santo Antão, que tem contribuído para o aumento e regularidade da produção agro-pecuária, maior resiliência económica das comunidades rurais e mais segurança alimentar e nutricional para as famílias.
LFS/HF
Inforpress/Fim