Santo Antão: Feira de saúde leva urologistas, ginecologistas, médicos de clínico geral, psicólogos ao Planalto Leste

Porto Novo, 29 Jul (Inforpress) – O grupo de especialistas, nomeadamente, urologistas, ginecologistas, clínicos-gerais, psicólogos e enfermeiros vai estar, este sábado, 30, no Planalto Leste, Santo Antão, em despistes de pressão arterial e rastreio de vários tipos de cancro.

A iniciativa é da Associação Unidos na Luta contra o Cancro (AULCC) em Santo Antão, em parceria com a Delegacia de Saúde do Porto Novo, da Câmara Municipal do Porto Novo e do Instituto Nacional de Saúde Pública, que pretende, assim, levar os cuidados de saúde às populações das várias comunidades do Planalto Leste.

Trata-se de mais uma feira de saúde promovida por esta associação que, desde a sua criação, em 2019, tem estado a promover visitas dos técnicos de saúde nas diferentes áreas para atendimento às populações, designadamente no rastreio de cancros, nomeadamente, da mama, do útero e da próstata.

As autoridades de saúde em Santo Antão alertaram, semana passada, para o aumento do “fenómeno cancro” nesta ilha, sobretudo o cancro de origem digestiva, aquele que mais tem sido a causa de morte nesta região sanitária.

O delegado de Saúde do Porto Novo, Carlos Dias, que representava a Região Sanitária de Santo Antão num atelier promovido, há uma semana, pela AULCC disse que o cancro está a aumentar nesta ilha.

“Os dados mostram que o cancro está a aumentar a cada dia. O fenómeno cancro tem aumentado em Santo Antão, sobretudo o cancro de origem digestiva, que nos últimos anos tem aumentado”, notou Carlos Dias.

JM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos