Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Fase de instalação do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias inicia-se em Janeiro – Governo

Porto Novo, 07 Dez (Inforpress) – A fase de instalação da Universidade Técnica do Atlântico e do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão vai ser desencadeada a partir de 01 de Janeiro de 2020, anunciou o Secretário de Estado da Educação.

Amadeu Cruz avançou à Inforpress que todo o processo institucional para o alargamento do ensino superior a Santo Antão está concluído, com a publicação do decreto-lei que cria a Universidade Técnica do Atlântico, “no âmbito da qual está criado, também, o Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias”, nesta ilha.

“Agora, vamos entrar na fase de instalação da Universidade Técnica do Atlântico e do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão”, avançou o secretário de Estado da Educação, explicando que essa fase será “desencadeada logo após a entrada em vigor do decreto-lei, com efeitos a partir de 01 de Janeiro de 2020”.

Amadeu Cruz entende que o Governo, nesta matéria, está “a cumprir” e, “pessoalmente”, diz ter “muito orgulho e uma satisfação enorme” de poder cumprir com aquilo que foi “um compromisso” do Executivo, ou seja, de criar “as condições institucionais” para alargamento, “até ao ano lectivo 2019/2020”, do ensino superior à ilha de Santo Antão.

Os santantonenses acreditam que o alargamento do ensino superior a Santo Antão, já em 2020, no quadro da criação da Universidade Técnica do Atlântico, responde a um dos “grandes desafios de desenvolvimento” desta ilha, que se prende com “o investimento nos recursos humanos”.

Por isso, para Amadeu Cruz, “este é momento de união” dos santantonenses “em torno do projecto de instalação do ensino superior em Santo Antão”, que está a ser liderado por ele, sob orientação política do primeiro-ministro.

O Governo prevê concluir, até ao final deste ano lectivo, o processo de instalação do pólo universitário em Santo Antão, que passa pela criação do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias desta ilha, cujas verbas para o efeito estão alocadas no Orçamento do Estado (OE), para este ano.

O Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão, cujos primeiros cursos deverão incidir nas áreas de agricultura, pecuária, água, floresta e energias renováveis, é uma unidade orgânica da Universidade Técnica do Atlântico, com sede no Mindelo, uma das três instituições-pilares do Campus do Mar.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos