Santo Antão: Farol Fontes Pereira de Melo é um dos monumentos históricos que o Governo vai recuperar – ministro

 

Porto Novo, 27 Abr (Inforpress) – O farol Fontes Pereira de Melo, que se situa em Janela, no Paul, Santo Antão, actualmente, em situação de abandono e em estado avançado de deterioração, está entre os patrimónios históricos nacionais que vão ser recuperados pelo Governo.

A garantia é do ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abrão Vicente, que falava, esta quarta-feira, no Parlamento, em resposta à uma preocupação dos deputados da Nação, eleitos por Santo Antão.

Os parlamentares estão preocupados com o estado de degradação em que se encontra o património cultural edificado em Santo Antão, com destaque para o foral Fontes Pereira de Melo e Ponte de Canal, em Ribeira Grande, que ameaça ruir a qualquer momento.

Abrão Vicente mostrou-se, também, preocupado com o estado desses dois monumentos e assegurou que o Governo está a trabalhar no sentido de recuperar o foral Fontes Pereira de Meio e a Ponte de Canal, mas também a casa do químico Duarte Silva, em Ribeira Grande, igualmente, em estado muito avançado de ruína.

A recuperação do farol Fontes Pereira de Melo e da ponte de canal, construído nos anos 50, tem sido, efectivamente, uma preocupação constante dos munícipes e dos santantonenses, no geral, que têm alertado para o estado de abandono desses patrimónios.

“Estamos preocupados com o estado deste património. As gerações vindouras só terão acesso a esse património se houver a sua recuperação e preservação”, considerou António Aleixo, edil do Paul.

A edilidade paulense tem estado, também, a desenvolver parcerias com vista à recuperação do farol, construído em 1886, e sua transformação num museu etnográfico.

O cônsul de Cabo Verde na República Checa, Vladimir Trkal, comprometeu-se a financiar um projecto de recuperação desse património e sua transformação num museu etnográfico.

A Inforpess sabe, igualmente, que existe um projecto, no âmbito do programa Rota das Aldeias Rurais de Santo Antão, que propõe a recuperação desse farol e sua transformação num restaurante panorâmico.

Porém, a Agência Marítima e Portuária (AMP) já comunicou à Câmara Municipal do Paul de que o farol Fontes Pereira de Melo vai ser recuperado, no decurso de 2017, no âmbito de um projecto de recuperação de todos os faróis em Cabo Verde.

O antigo quartel militar do Porto Novo, construído nos anos 30, é um outro património que se encontra abandonado em Santo Antão.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos