Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Estudos das bacias hidrográficas da Ribeira das Patas, Jorge Luís/Ribeira da Cruz e Garça apresentados “nos princípios de 2018”

Porto Novo, 27 Jan (Inforpress) – As bacias hidrográficas da Ribeira das Patas, Jorge Luís/Ribeira da Cruz e da Garça, Santo Antão, podem começar já a partir deste ano a ser reordenadas no quadro dos estudos de reordenamento desses vales, já fase de conclusão.

Os estudos das três bacias hidrográficas, com duração de um ano, decorrem desde Janeiro de 2017 e vão ser, agora “nos princípios” de 2018, apresentados aos agricultores, que dizem-se aguardar com “muita expectativa” pelos investimentos nesses vales de grande potencial agrícola.

Conforme Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), esses estudos, que estão a cargo de uma equipa de consultores nacionais e internacionais, financiados pelo Fundo de Kuwait, trazem a “catalogação” dos principais investimentos que, a partir de 2018, deverão começar a ser realizados nessas bacias hidrográficas.

Trata-se de investimentos que deverão incidir, nomeadamente, nos domínios de mobilização de água e de aproveitamentos de solos, muito aguardados pelos agricultores.

Em Ribeira das Patas, uma das maiores bacias hidrográficas de Santo Antão, os agricultores dizem que aguardam, a partir deste ano, por investimentos no sector agrícola local, que decaiu, nos últimos anos.

A ausência de investimentos em Ribeira das Patas levou à queda da actividade agrícola nesse vale, segundo o representante da associação de desenvolvimento integrado dessa localidade, Arlindo Delgado, que destaca a necessidade de se apostar, sobretudo, na mobilização de água.

Este agricultor acredita, porém, que a agricultura em Ribeira das Patas poderá conhecer “uma revolução”, a partir deste ano de 2018, com o reordenamento dessa bacia hidrográfica.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos