Santo Antão: Escolas técnico-profissionais de Portugal colocam 70 vagas à disposição dos estudantes portonovenses

 

Porto Novo, 08 Out (Inforpress) – As escolas técnico-profissionais em Portugal, no âmbito das relações de cooperação com a Câmara Municipal do Porto Novo, Santo Antão, colocaram, este ano lectivo, à disposição dos estudantes portonovenses 70 vagas, informou o vereador pela área da Educação.

Até agora, foram concluídos 40 processos para matrículas nesses estabelecimentos de ensino e pedido de visto de entrada em Portugal, segundo Nilson Santos, que admitiu alguma dificuldade dos estudantes em conseguirem a autorização dos responsáveis diplomáticos portugueses para frequentarem essas escolas.

Em causa está a impossibilidade da maioria dos pais e encarregados de educação em garantir a estadia dos seus educandos em Portugal.
Porém, alguns estudantes, cujos processos preenchem os requisitos exigidos pelas autoridades portuguesas, já terão obtido o visto de entrada naquele país.

Mais de um centenas de estudantes portonovenses frequentaram, os últimos anos, diferentes escolas de ensino técnico profissional em Viseu, Leiria, Setúbal, Aveiro, de entre outros distritos, que possuem acordos de cooperação com a edilidade portonovense.

Além dos estabelecimentos de ensino técnico-profissional, esta autarquia tem ainda acordos de cooperação com os institutos politécnicos de Guarda e Bragança.

Além de Portugal, estudantes portonovenses vão poder, a partir de Fevereiro de 2018, frequentar o centro universitário do grupo Unis , no Brasil, também graças a um acordo firmado, recentemente, entre a Câmara Municipal do Porto Novo e a instituição brasileira.

Essa cooperativa de Ensino Superior, que fica em Sul de Minas Gerais, coloca à disposição dos alunos portonovenses cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos