Porto Novo, 13 Jan (Inforpress) – A instalação do ensino superior e da empresa intermunicipal de água, bem como a criação da sociedade de desenvolvimento regional são “os desígnios” da ilha de Santo Antão para este ano, segundo os autarcas.
Em relação ao Ensino Superior, os autarcas dizem-se “disponíveis” para “cooperar” com a Universidade Técnica do Atlântico na instalação do tão esperado nível de ensino em Santo Antão, que passa pela operacionalização do Instituto Superior das Ciências e Tecnologias Agrárias.
Segundo o presidente da câmara do Porto Novo, as câmaras municipais de Santo Antão estão “empenhadas” na efectivação do Ensino Superior nesta ilha, tendo já manifestado toda a disponibilidade ao Governo na materialização deste “desígnio” dos santanenses.
Um outro propósito dos municípios desta ilha para 2021 tem que ver com a operacionalização da empresa intermunicipal Águas de Santo Antão, cujo processo de instalação está a cargo de uma comissão criada pelo Governo.
Quanto à sociedade de desenvolvimento regional, os municípios já deram o “aval” para a criação, ainda em 2021, desta estrutura de planificação do desenvolvimento de Santo Antão, cujo processo foi desencadeado em 2019.
Além destes desejos imediatos, as câmaras municipais têm vindo a insistir na necessidade de se avançar com “os projectos estruturantes” para esta ilha, como é o caso do aeroporto e da segunda fase de ampliação do porto do Porto Novo.
O presidente da câmara do Porto Novo lançou, recentemente, um repto ao Governo e à Associação dos Municípios de Santo Antão para “trabalharem juntos” para que esta ilha encontre o seu “real caminho” de progresso, considerando que faltam ainda “coisas importantes” para potenciar o desenvolvimento desta região.
JM/JMV
Inforpress/Fim