Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão/Ensino superior: Agricultores esperam instalação do pólo universitário em 2022

Porto Novo, 27 Dez (Inforpress) – Os Agricultores no concelho do Porto Novo, que têm estado a defender “rápida instalação” do ensino superior em Santo Antão, esperam o arranque, em 2022, do Instituto Superior das Ciências e Tecnologias Agrárias, desta ilha. 

Os agricultores, segundo o porta-voz, Celso Santos, acreditam que a efectivação deste instituto trará a Santo Antão especialistas para apoiar na investigação e combate às pragas que infestam esta ilha, mas também para apoiar na melhoria dos sistemas de irrigação e de produção.

Segundo a mesma fonte, os agricultores entendem que é “urgente” Santo Antão dispor de técnicos especialistas em pragas como mil pés, em novas técnicas de irrigação, de produção, de engenharia rural e de mobilização da água.

A seu ver, Santo Antão precisa “urgentemente” de conhecimento técnico e científico para apoiar os agricultores “lá onde a experiência dos séculos ainda não nos ajuda a esclarecer aspectos de qualificação da nossa agricultura”.

O Instituto Superior das Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão é uma das unidades orgânicas do Universidade Técnica do Atlântico (UTA).

Numa das visitas a Santo Antão, reitora da UTA, Raffaella Gozzelino, assegurou que esta universidade, através do pólo em Santo Antão, na fase de instalação, terá como missão “colocar Santo Antão no mapa internacional das ciências e tecnologias agrárias”, com a aposta na investigação.

A instalação do ensino superior é um dos “desígnios” da ilha de Santo Antão, segundo as autoridades municipais desta ilha.

O edil do Porto Novo e presidente da associação dos municípios desta ilha lembra que o Governo criou o quadro legal que regula o alargamento do ensino superior a Santo Antão, ilha que espera que “o tão almejado ensino superior seja materializado já”, avançou.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos