Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Enfermeiro vai apostar na prevenção e na promoção da saúde em Chã de Pedras e arredores

Ribeira Grande, 04 Abr (Inforpress) – O enfermeiro colocado no Posto Sanitário de Chã de Pedras, Corsino Andrade, disse à Inforpress que vai apostar na prevenção e na promoção da saúde junto das populações das zonas sob sua responsabilidade.

“Temos de estar muito próximos das comunidades com acções de prevenção e de promoção da saúde para evitar que se chegue à fase de doença”, disse Corsino Andrade, que se manifestou “satisfeito” com a entrada em funcionamento do novo Posto Sanitário de Chã de Pedras que apresenta “melhores condições” de trabalho e de habitação para o enfermeiro.

Corsino Andrade considerou que, com condições melhoradas e com residência fixa e permanente em Chã de Pedras, “é possível estar mais perto das populações” e, citando o ministro da Saúde, “é preciso implementar uma política de proximidade” na prestação de cuidados de saúde.

“Estivemos à espera durante 13 anos e hoje é um motivo de orgulho e satisfação”, disse Corsino Andrade, destacando que essa satisfação é, para ele, sentida “não só como profissional de Saúde mas também como filho de Chã de Pedras”.

“É um prazer trabalhar num espaço com maior dignidade e melhores condições”, concluiu Corsino Andrade.

A infra-estrutura foi construída há 20 anos, com o apoio da Associação de Amizade Genéve/Cabo Verde, para ser um espaço multiusos onde funcionou um ciber-espaço para que a população local pudesse ter acesso à internet, Jardim de Infância, centro comunitário e a Unidade Sanitária de Base da localidade.

Com a remodelação agora introduzida a estrutura de Saúde foi elevada à categoria de Posto Sanitário e conta com sala de espera, consultórios, sala de tratamentos e casas de banho além de uma residência para que o enfermeiro possa ter maior disponibilidade no atendimento fora-de-horas.

HF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos