Santo Antão: Empresa intermunicipal de água em fase bastante avançada de criação – governante

Porto Novo, 02 Out (Inforpress) – O processo de criação de Águas de Santo Antão está em fase “bastante adiantada”, estando o Governo a trabalhar com as câmaras municipais desta ilha com vista à operacionalização, “a curto prazo”, desta empresa intermunicipal.

Quem o garante é o secretário de Estado da Economia Agrária, Miguel Moura, que disse, sexta-feira, no final de uma visita de três dias a Santo Antão, ter “conversado” com as câmaras municipais sobre o processo de empresarialização do sector de água nesta ilha, que passa pela operacionalização de Águas de Santo Antão.

“O Governo, conjuntamente com as câmara municipais de Santo Antão, vai dar “uma resposta a curto prazo”, prometeu o governante, dando a entender que empresa Águas de Santo Antão será uma realidade dentro de pouco tempo.

A empresa intermunicipal de água está entre os projectos considerados pela associação dos municípios desta ilha, como sendo “estruturantes” para a ilha de Santo Antão.

Para o presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Aníbal Fonseca, a criação da empresa intermunicipal da água tem conhecido “progressos”, mas é preciso dar “passos efectivos” com vista à sua operacionalização.

Os municípios acreditam que a empresa Águas de Santo Antão” ajudará a resolver “questões estruturais” ligados à água e saneamento, mas, também, poderá ser uma via para se garantir “a sustentabilidade” deste sector.

Por isso, este autarca considera “imperioso” que se dê “passos concretos” visando a concretização desta empresa, que se vai encarregar de realizar os investimentos de que a ilha precisa em matéria de água e saneamento.

Santo Antão está em vias de receber investimentos à volta de 1,2 milhõeso de contos na água e saneamento, no quadro de um projecto de emergência, financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea).

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos