Santo Antão: Empreendimento Rota do Café pronto para promover turismo rural nesta ilha – responsável

Porto Novo, 15 Mar (Inforpress) – O empreendimento turístico Rota do Café, em Santa Isabel, em Santo Antão, já está concluído e pronto para promover o turismo rural nesta ilha na retoma desta actividade, informou hoje o líder associativo, Benvindo Melo.

“O projecto Rota do Café está pronto e equipado para iniciar a actividade na retoma do turismo em Santo Antão”, sublinhou este responsável, que espera “grande contributo” desta unidade turística na retoma do turismo na ilha de Santo Antão.

Porém, o presidente da associação comunitária de Santa Isabel voltou a manifestar a sua preocupação em relação ao “mau estado” do caminho vicinal que dá acesso à Santa Isabel, facto que, a seu ver, pode condicionar a visita dos turistas a essa zona alta de Santo Antão.

“O caminho que dá acesso à nossa zona continua em mau estado e isso pode impedir que os turistas, na retoma do turismo, visitem Santa Isabel”, alertou a mesma fonte, defendendo ainda a conclusão da unidade de saúde local.

 O projecto Rota do Café foi implementado no quadro do programa “turismo e comunidades: iniciativas locais de criação de emprego”, financiado pela cooperação luxemburguesa.

A intenção, segundo Benvindo Melo, é aproveitar a história do cultivo do café em Santa Isabel e nas outras zonas altas de Santo Antão para a promoção turística desta ilha e criar oportunidades para as famílias poderem desenvolver uma actividade geradora de rendimentos.

Este empreendimento, que consiste na construção de uma sala etnográfica, uma esplanada, cozinha e instalações sanitárias, integra um conjunto de dez unidades turísticas construídas em Santo Antão no âmbito da cooperação luxemburguesa.

O programa, que tem a parceria do Fundo de Promoção do Emprego e Formação (FPEF), está orçado em 22 mil contos.

JM/ZS

Inforpress/Fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos