Santo Antão: Embaixador da UE satisfeito com o progresso conseguido nos últimos meses nesta ilha

 

Porto Novo, 08 Ago (Inforpress) – O embaixador da União Europeia (EU) em Cabo Verde mostrou-se hoje satisfeito com o progresso que Santo Antão tem registado, nos últimos meses, no âmbito de um donativo de sete milhões de euros (770 mil contos) concedido à ilha.

José Manuel Pinto Teixeira, que efectuou esta terça-feira a sua última visita a Santo Antão na qualidade de embaixador da UE, explicou que antes de deixar, em Setembro, a sua missão em Cabo Verde, onde esteve durante cinco anos, quis ver as obras de recuperação desta ilha, financiadas através desse donativo, disponibilizado, em Janeiro deste ano, na sequência das cheias de 2016 que assolaram a ilha.

“Foi a melhor forma de me despedir de Santo Antão. Ver o progresso que tem sido conseguido, nos últimos meses, nesta ilha na recuperação e reforço das infraestruturas”, sublinhou o diplomata, que no passado mês de Junho foi distinguido como cidadão honorário, pelos três municípios que enformam a ilha.

Além do programa de recuperação de Santo Antão, que termina em Setembro, a UE financia, neste momento, outras intervenções em Santo Antão, sobretudo no domínio do turismo, com destaque para o projecto Raízes, financiado em 500 mil euros (55 mil contos), que consiste na valorização dos recursos endógenos e qualificação dos recursos humanos.

Para o presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, esta ilha “tem a honra” de ter José Manuel Pinto Teixeira como filho honorário, agradecendo “de forma efectiva” ao diplomata pelo “contributo dado no processo de desenvolvimento” desta ilha, através de “mobilização de financiamentos para projectos estruturantes”.

O autarca augurou votos de que o sucessor de José Manuel Pinto Teixeira (que passa à reforma) venha a ser, também, “um amigo” de Santo Antão.

Já o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, considerou que o representante da UE em Cabo Verde “vai ficar na história de Santo Antão como um grande amigo” desta ilha.

“É uma personalidade que vai ficar para sempre gravada na memória dos santantonenses, como grande amigo de Santo Antão”, sublinhou o autarca, cuja opinião foi partilhada pelo seu homólogo do Paul, António Aleixo, para quem José Manuel Pinto Teixeira fez aquilo que a ilha desejou: mobilizar recursos para o desenvolvimento desta região.

JM/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos