Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Elevados custos de funcionamento de centro de formação preocupa associação dos municípios

Porto Novo, 24 Dez (Inforpress) – O funcionamento do Centro de Formação Profissional em Transformação Alimentar (CFPTA) de Santo Antão tem tido “custos extremamente elevados”, uma situação que está a preocupar a associação dos municípios desta ilha, entidade responsável pela gestão da unidade.

Pata 2020, a Associação dos Municípios e Santo Antão prevê gastos na ordem dos quatro mil contos com a gestão do CEPTA,  instalado, em 2013, em Afonso Martinho, Ribeira Grande, no quadro da cooperação luxemburguesa, para promover a modernização do sector de produção agro-pecuária em Santo Antão, através da formação.

Para reduzir os custos de funcionamento desse espaço de formação profissional a nível da transformação dos produtos agro-pecuários, essa associação pretende instalar um sistema foto voltaica solar para assegurar a energia eléctrica a este centro, cuja gestão tem sido assegurada, desde 2016, pelos municípios de Santo Antão.

O CEPTA, que esteve inoperante nos últimos anos, foi construído em 2013 para promover a formação profissional virada para a realidade de Santo Antão, ou seja, a promoção de cursos nos domínios do turismo e de transformação dos produtos agro-pecuários.

Entretanto, alguns empresários em Santo Antão têm estado a defender a privatização desse centro visando “a sua optimização e o seu melhor aproveitamento ao serviço da economia da ilha”, uma ideia rejeitada  pela Associação dos Municípios de Santo Antão, que, em Junho de 2017, firmou com o Governo  um protocolo de gestão do CEPTA.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos