Santo Antão: Edil do Porto Novo solidário com as populações vítimas do mau ano agrícola no concelho

 

Porto Novo, 07 Out (Inforpress) – O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, mostrou-se hoje “solidário com as populações, designadamente os agricultores e criadores de gado, afectadas pela ocorrência de mais um mau ano agrícola neste concelho da ilha de Santo Antão.

“O mau ano agrícola, que já se faz sentir, é uma grande preocupação no Porto Novo e a câmara municipal está do lado das populações afectadas”, sublinhou o autarca, congratulando-se com a decisão do Governo de avançar, desde agora, com o plano de emergência de salvamento de gado e de mitigação da seca, num montante de cerca de 900 mil contos.

Segundo Aníbal Fonseca, Porto Novo, sendo um dos concelhos mais atingidos pela seca, terá, naturalmente, a sua “quota-parte” nesse plano, “via câmara ou delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente”, assegurando que a edilidade vai trabalhar com o Governo na implementarão das medidas visando atenuar os efeitos do mau agrícola.

A agricultura de sequeiro no Porto Novo, segundo os agricultores, está, praticamente, perdida devido ao atraso da queda de novas precipitações.

Os criadores de gado dizem, também, começar enfrentar já  “sérias dificuldades” no salvamento do efectivo pecuário.

Os camponeses regozijaram-se com a decisão do Governo de avançar, em breve, com o plano de emergência de salvamento de gado e de mitigação da seca em Cabo Verde, aprovado quinta-feira em Conselho de Ministros.

A Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo disse esperar que este plano seja implementado “o mais depressa possível”, dadas as dificuldades que os pastores já enfrentam, nesta altura, neste concelho, onde a carência de pasto se faz sentir com alguma acuidade.

Os líderes associativos exortam o executivo a reforçar o emprego público neste concelho, um mais árido da ilha de Santo Antão e um dos mais afectados pela seca, em Cabo Verde.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos