Edil do Porto Novo em Bruxelas no âmbito da Plataforma para Desenvolvimento Local e Objectivos 2030

 

Porto Novo, 11 Jul (Inforpress) – O edil porto-novense, Aníbal Fonseca, encontra-se de visita a Bruxelas, capital da Bélgica, no quadro da implementação do programa Plataforma para Desenvolvimento Local e Objectivos 2030, que, além do Porto Novo, abrange ainda mais sete municípios cabo-verdianos.

Na capital belga, onde Aníbal Fonseca se encontra desde segunda-feira, para uma visita de três dias, o autarca tem mantido uma série de encontros com as autoridades luxemburguesas e belgas com vista a mobilizar financiamentos para projectos de desenvolvimento do Porto Novo.

Porto Novo integra um grupo de oito municípios pilotos que beneficiam, por um período de três anos (2017/2019), do programa Plataforma para Desenvolvimento Local e Objectivos 2030, estimado em dois milhões de euros (cerca de 220 mil contos).

Os outros municípios de Santo Antão (Paul e Ribeira Grande) beneficiam, igualmente, do programa Plataforma para Desenvolvimento Local e Objectivos 2030, que visa reforçar a capacidade técnica das autarquias na elaboração dos seus planos estratégicos de desenvolvimento local – horizonte 2030.

Além dos municípios de Santo Antão, o programa Plataforma para Desenvolvimento Local e Objectivos 2030 abrange ainda São Filipe, Santa Catarina do Fogo, Mosteiros, São Salvador do Mundo e Ribeira Grande de Santiago.

Com este programa os oito “municípios pilotos” vão poder estabelecer, até 2019, os seus planos de desenvolvimento local, a ser implementados até 2030.

O financiamento de dois milhões de euros, já garantido através da cooperação luxemburguesa, vai permitir aos municípios revitalizar os seus gabinetes técnicos e criar grupos de trabalho locais para a elaboração dos seus planos estratégicos de desenvolvimento, que abarcam projectos que contribuam para a geração de empregos e redução da pobreza.

Ainda em Bruxelas, Aníbal Fonseca pretende encontrar-se com as diferentes instituições da União Europeia, organismo tem sido um dos principais parceiros de desenvolvimento de Santo Antão, com financiamento de projectos ligados à electrificação, turismo, agricultura, construção de estradas, de entre outros.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos