Porto Novo, 16 Set (Inforpress) – O Darwin Leader Michael Binder, ecologista de paisagens, visitou, durante esta semana, Santo Antão, a convite da Associação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Terrimar), organização com a qual o ambientalista pretende trabalhar na conservação das espécies endémicas.
A informação foi avançada hoje pela associação Terrimar, que adiantou que a estadia em Santo Antão de Michael Binder foi marcada por uma visita ao parque natural de Topo de Coroa, no concelho do Porto Novo, onde pôde ver de perto algumas das espécies vegetais endémicas e o seu estado de conservação.
Através de uma nota a que a Inforpress teve acesso, esta associação explicou que o “objetivo é trabalhar para melhorar a conservação das espécies na referida área protegida”.
A visita do ecologista a Santo Antão insere nas comemorações dos 200 anos, após a viagem do cientista Charles Darwin à volta do mundo, às quais se associou a Terrimar, que recebeu, ao longo desta semana, dois Darwin Líderes que trabalharam com esta associação na conservação de tartarugas marinhas e de plantas endémicas.
A Câmara Municipal do Porto Novo e a Terrimar possuem um protocolo de parceria com vista à preservação das plantas endémicas ameaçadas no parque natural de Topo de Coroa.
O protocolo, que se insere no âmbito do projecto “Conservação de plantas endémicas ameaçadas no Parque Natural de Topo de Coroa”, situado no Planalto Norte, interior do município, consiste no apoio à conservação das espécies endémicas ameaçadas pelo pastoreio livre no parque natural de Topo de Coroa.
O mesmo visa ainda, segundo o documento, a que a Inforpress teve acesso, potenciar o conhecimento dos criadores de gado sobre técnicas de confinamento, visando a implementação de medidas de restauração sobre o “habitat” das espécies vegetais endémicas ameaçadas da referida área protegida.
JM/JMV
Inforpress/Fim