“Santo Antão é mais do que uma soma de municípios e localidades” – presidente da Assembleia Intermunicipal

Ribeira Grande, 17 Jan (Inforpress) – A presidente da Assembleia Intermunicipal de Santo Antão defendeu hoje que Santo Antão é mais do que uma soma de municípios e localidades e que a ilha precisa ser encarada como economia de recursos nos vários domínios.

Leida Santos, que falava durante a sessão solene das comemorações do dia de Santo Antão, que se celebra esta terça-feira, 17 de Janeiro, sublinhou ser necessário unir as vozes da ilha na defesa do interesse da mesma.

“Juntos enfrentaremos os desafios que o futuro nos apresenta. Por isso temos que assumir Santo Antão como um território e a necessidade de uma articulação permanente entre as câmara e assembleia municipais dos três concelhos para dinamizar a economia regional”, advogou.

A instalação recente do polo da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), na ilha, segundo a presidente da Assembleia Intermunicipal de Santo Antão, é um exemplo de que a união faz a força.

Outrossim, Leida Santo apontou que a construção do “tão almejado” aeroporto de Santo Antão é um projecto “estruturante e essencial” para o desenvolvimento turístico da ilha, e por isso “convocou” uma actuação conjunta das autoridades locais junto do governo central.

Isso porque, o “grande potencial” turístico de Santo Antão, conforme a autarca, só pode ser aproveitado se tiver um aeroporto, o que permitirá desenvolver a ilha como destino turístico.

Ademais, Leida Santos apontou ainda que é preciso apostar na modernização da agricultura e exploração dos recursos marinhos na ilha.

“Os desafios são muitos, mas o nosso percurso é de vitórias. Os santantonenses enfrentaram e venceram várias fomes, isolamento, ditadura e colonialismo e estiveram na linha de frente da luta pela independência e instalação da democracia e liberdade”, relembrou.

Por isso, Leida Santos concluiu o seu discurso dizendo que os factos acima elencados dão razão suficiente para continuarem a lutar em prol do desenvolvimento de Santo Antão.

Hoje comemora-se o dia da ilha de Santo Antão, e pela primeira vez todos os municípios se juntam para celebrar o dia.

Reza a história, que a ilha foi descoberta a 17 de Janeiro pelo navegador português Diogo Afonso, em 1462. A mesma recebeu o nome de Santo Antão em consonância com o santo do dia da descoberta.

LFS/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos