Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão/Dia Mundial de Água: Acesso à água potável ainda é um sonho para Planalto Norte

Porto Novo, 22 Mar  (Inforpress) – O acesso à água potável continua a ser um sonho para os 600 habitantes do Planalto Norte, no Porto Novo, em Santo Antão, que poderá, todavia, ainda em 2020, sair da situação de penúria do líquido precioso.

Apesar de o Governo ter lançado, há seis meses, o projecto que visa resolver o problema de água no Planalto Norte, o facto é que as obras, orçadas em 70 mil contos, estão ainda por arrancar, para o desalento das famílias, a braços com a escassez de água.

Os moradores têm estado a queixar-se da demora no arranque do projecto, lançado em Setembro de 2019, pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

Porém, o presidente da câmara do Porto Novo, Aníbal Fonseca, acredita que, ainda no decurso deste ano, Planalto Norte já terá água potável, assegurando que as obras do projecto, cujo prazo de execução é de oito meses, vão arrancar, “efectivamente”, ainda neste mês de Março.

O projecto de abastecimento de água para o Planalto Norte do Porto Novo, estimado em 70 mil contos, tem um prazo de execução de oito meses.

Contudo, até agora, sequer os trabalhos começaram efectivamente, para o desânimo das 70 famílias, que estão a enfrentar uma situação de penúria de água.

Para socorrer a população local, a edilidade portonovense tem recorrido ao transporte de água através de auto-tanques.

O projecto de abastecimento de água ao Planalto Norte do Porto Novo é co-financiado pelo Fundo Internacional e Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Fundo Espanhol, através do programa de promoção das actividades socio-económicas rurais (Poser).

O projecto conta ainda com o co-financiamento do GEF (Fundo Mundial do Ambiente), das cooperações portuguesa e luxemburguesa, além da câmara do Porto Novo e das associações locais.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos