Porto Novo, 22 Abr (Inforpress) – Os deputados do PAICV (oposição), eleitos por Santo Antão, manifestaram hoje o seu “vigoroso protesto” contra o “aumento exponencial dos preços das passagens e transporte de mercadorias por via marítima” em Cabo Verde.
Numa nota a que a Inforpress teve acesso, os deputados Rosa Rocha e Albertino Mota consideram que a forma como os preços dos transportes marítimos foram actualizados constitui “uma medida catastrófica” em relação à qual deixam o seu “vigoroso protesto”.
Pois, “revela-se descontextualizada, enviesada e totalmente desequilibrada face ao estado de coisas que o País ora vive”, notam os parlamentares do PAICV, que “repudiam” as declarações que o primeiro-ministro de que a medida “faz todo sentido”.
“Enquanto deputados pelo círculo eleitoral de Santo Antão não podíamos ficar indiferentes. Exigimos ao Governo que arrepie caminho o mais depressa possível, sob pena de estar a aniquilar aquela que é a linha marítima mais rentável do País”.
Os eleitos nacionais do PAICV referem-se à linha marítima São Vicente – Santo Antão – São Vicente que, a seu ver, sustenta “milhares de famílias”.
“No que toca à rota São Vicente – Santo Antão – São Vicente, para além dos preços das passagens, que passa de 800 escudos para 920 escudos, é de realçar o aumento exagerado para o transporte de viaturas, que irá condicionar a duplicação dos fretes pagos pelos comerciantes da ilha e, subsequentemente, sobrecarregará o consumidor final já tão sacrificado pela inflação”, acreditam.
A forma como feita a actualizacão trata-se “uma aberração nunca vista e que só passaria pela cabeça de um primeiro-ministro que governa de costas voltadas” para os cabo-verdianos, concluem os deputados do maior partido da oposição.
JM/JMV
Inforpress/Fim