Porto Novo, 10 Jun (Inforpress) – Investimentos em barcos semi-industriais, geridos pelas associações comunitárias, poderiam ser uma das vias para atenuar o isolamento de algumas localidades isoladas em Santo Antão, como Ribeira Alta e Figueiras, ambas com vocação no domínio das pescas.
A proposta partiu dos deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder), eleitos por esta ilha, que, numa visita efectuada, esta semana, a Figueiras e Ribeira Alta, constataram que o problema do isolamento está a dificultar o escoamento de produtos e acesso à saúde e a outros bens e serviços e essenciais”.
O deputado Damião Medina entende que a aposta em barcos de pesca semi-industriais, além da promoção da pesca, uma das vocações de Figueiras e Ribeira Alta, seria uma das “formas de diminuir o isolamento” dessas duas comunidades, com potencial ainda no sector agrícola e no turismo.
Dada a escassez de água nessas zonas, provocada pela “seca severa”, os deputados do MpD defendem a “necessidade de fortes investimentos” na massificação do sistema de micro-irrigação (gota-a-gota), para que haja a poupança de água, alargamento da área irrigada e melhor qualidade da produção.
Os parlamentares do MpD destacaram, porém, “importantes investimentos” feitos em Figueiras e Ribeira Alta a nível de energia fotovoltaica solar para a electrificação dessas regiões, num investimento à volta de 23 mil contos.
JM/ZS
Inforpress/Fim