Santo Antão: Deputados do MpD “louvam” iniciativa da criação da “Santo Antão School of Agricultural Engineering” 

 

Cidade das Pombas, Paul, 09 Ago (Inforpress) – Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder), eleitos por Santo Antão, “louvaram” hoje, no Paul, a iniciativa da criação da “Santo Antão School of Agricultural Engineering” proposta pelo professor universitário cabo-verdiano, radicado na Holanda, António Silva.

O deputado Damião Medina, em nome dos seus colegas, disse que a iniciativa “é louvável” e entende que resta, agora, envolver o Governo, os ministérios da Educação e da Agricultura, os municípios, a Associação dos Municípios e a própria sociedade civil no processo para a partilha de ideias, com vista à criação do modelo que melhor sirva Santo Antão.

“Penso que é um projecto que tem pernas para andar e que só depende de vontade política” disse Damião Medina, convencido de que “o poder político saberá tirar proveito desta iniciativa”.

Os três deputados presentes na apresentação da “Santo Antão School of Agricultural Engineering” predispuseram-se em usar a sua influência para criar as condições com vista à apresentação do projecto ao Governo de Cabo Verde e vão contactar o Gabinete do Primeiro-ministro no sentido do agendamento de uma sessão de apresentação durante a próximo visita de Ulisses Correia e Silva à ilha de Santo Antão, a partir de 16 de Agosto.

“Nós, os deputados, seremos mais uma voz para que este projecto seja uma realidade na ilha de Santo Antão”, concluiu Damião Medina.

O presidente da Câmara Municipal do Paul, António Aleixo Martins, manifestou a sua “solidariedade e adesão” ao projecto que, em seu entender, “pela especificidade de Santo Antão é uma ideia que vem responder aos anseios da população, da juventude e dos operadores económicos” da ilha.

“Numa ilha essencialmente agrícola, estamos a falar de uma Escola Agrícola que será, certamente, um primeiro passo para a industrialização do sector” disse António Aleixo Martins manifestando-se convicto de que “neste momento existem melhores condições para que este projecto avance”.

Isso, explica o edil paulense, tendo em conta a opção do Governo no sentido de fazer chegar a formação superior mais perto das populações e a vontade das câmaras municipais da ilha que têm vindo a pressionar nesse sentido.

O mentor da iniciativa, o professor universitário cabo-verdiano, radicado na Holanda, António Silva, disse à Inforpress que se sente “altamente satisfeito” com o encontro tendo em conta que “as pessoas reagiram positivamente” ao projecto.

“Isso dá-me coragem para prosseguir” disse António Silva que tem vindo a preparar e a apresentar este projecto há mais de 10 anos, e sente-se agora satisfeito com a adesão dos responsáveis da ilha ao seu projecto.

Por razões de férias, a reunião não pôde contar com presença dos deputados eleitos pelo PAICV.

HF/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos