Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão continua a ser uma das ilhas onde mais se consome o tabaco – ponto focal (c/áudio)

Porto Novo, 28 Out (Inforpress) – Santo Antão continua a figurar-se entre as ilhas onde mais se consome o tabaco, com uma taxa de prevalência à volta dos 13,7 por cento (%), que está “muito acima” da taxa média nacional, estimada em 09,9%.

Quem o diz é o ponto focal para controle do tabaco em Santo Antão, Rui Silva, empossado, esta segunda-feira, neste cargo, em acto presidido pelo ponto focal para o controle do tabaco na Comissão Nacional de Combate ao Álcool e outras Drogas (CCAD), o psicólogo Celso Monteiro.

Para Rui Silva, enfermeiro de profissão, e actual vereador da câmara da Ribeira Grande de Santo Antão para a Saúde, a percepção que existe é de que o consumo do tabaco nesta ilha tem diminuído, pelo menos, em locais públicos, mas os dados oficiais mostram que os santantonenses continuam entre os principais consumidores, a nível nacional.

O facto de Santo Antão ser uma ilha onde sempre se produziu muito tabaco, tanto para consumo, como para a comercialização, pode ser uma das razões que estão na origem da alta taxa de prevalência do consume, admitiu Rui Silva, que prometeu “trabalho a dobrar” para reduzir o consumo e “precaver novos usuários” nesta ilha.

O que se pretende é desenvolver acções de sensibilização e outras actividades com vista a diminuir o consumo e melhorar a qualidade de vida das populações, declarou Rui Silva.

Santo Antão é a primeira ilha a receber o ponto focal para o controle do tabaco, acto que surge no quadro de um programa que visa à criação de uma rede de informação para facilitar a divulgação das políticas de controle do tabaco em todo o território nacional.

Nesse âmbito, todas as ilhas vão ser dotadas de pontos focais e São Vicente é a próxima a ser contemplada, cujo acto de empossamento tem lugar esta terça-feira.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos