Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão contemplado com programa de construção de arrastadouros de botes a partir deste ano 

Porto Novo, 12 Abr (Inforpress) – Santo Antão é uma das ilhas que, já a partir deste ano, vão ser contempladas com arrastadouros de botes, infra-estruturas cuja necessidade tem vindo a ser reivindicada pelos pescadores em todas as comunidades piscatórias, desta região.

O Ministério das Infraestruturas já confirmou a construção, ainda em 2019, de, pelo menos, um arrastadouro de botes em Santo Antão, que deve localizar-se em Janela, mas é provável que outras comunidades, sobretudo no concelho do Porto Novo, venham a ser contempladas com esse tipo de infra-estruturas de apoio à pesca.

Na cidade do Porto Novo, uma comunidade piscatória com mais de uma centena de operadores, a associação local dos pescadores disse ter recebido a promessa do Governo de que está na forja a construção de um desembarcadouro.

Entretanto, os pescadores têm estado a reclamar a construção de um caís de pesca.

No Tarrafal de Monte Trigo, outra importante comunidade piscatória do concelho do Porto Novo, onde se situa um dos maiores bancos de pesca do arquipélago, a associação dos pescadores insiste, também, na necessidade de o Governo construir “um pequeno cais” para dar suporta à pesca nessa zona.

O Executivo já anunciou a implementação, no decurso de 2019, de um projecto integrado de desenvolvimento das pescas no Tarrafal de Monte Trigo, estimado em 200 mil contos, que, além do problema de conservação do pescado, contempla ainda a construção de um arrastadouro de botes.

Em Santo Antão, os operadores e os autarcas têm estado a queixar-se do “esquecimento” do sector das pescas nesta ilha, que não dispõe de um cais de pesca, apesar das “grandes potencialidades” que a ilha apresenta nesse domínio.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos