Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Comunidade imigrada satisfeita com abertura de um gabinete de apoio no Porto Novo

Porto Novo, 23 Jun (Inforpress) – A comunidade imigrada em Santo Antão manifestou-se hoje “satisfeita” com a abertura, terça-feira, na cidade do Porto Novo, de um gabinete de apoio aos cidadãos estrangeiros residentes nesta ilha, numa iniciativa da edilidade porto-novense.

O presidente da Associação dos Estrangeiros Residentes em Santo Antão, Malam Turé, informou que a comunidade imigrada nesta ilha ficou “muito satisfeita” com a inauguração do gabinete, que funciona no edifício dos Paços do Concelho do Porto Novo.

“A comunidade imigrada ficou muito contente, já que é um espaço que vai ajudar os imigrantes a desbloquearem os muitos problemas que enfrentam, sobretudo em termos de documentação de residência”, notou Malam Turé, felicitando a autarquia pela iniciativa.

Além dos problemas que têm a ver com a documentação, com muitos cidadãos à espera há quatro, cinco e seis anos, da renovação ou legalização de residência, este responsável destaca ainda a “falta de apoios” dos municípios aos imigrantes, sobretudo na construção de casa própria.

Neste aspecto, o representante da comunidade imigrada disse que os cidadãos, que, a seu ver, estão a contribuir para o desenvolvimento do Porto Novo, não têm recebido deste município resposta aos seus pedidos de compra de terrenos para a construção.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, disse que as preocupações dos cidadãos estrangeiros serão tidos “em devida conta” pelo gabinete de apoio, criado também para apoiar os emigrantes naturais deste concelhos e para promover a equidade de género.

Vivem em Santo Antão, mais de uma centena de cidadãos estrangeiros, sendo 59 no concelho do Porto Novo, 49 na Ribeira Grande e três no Paul.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos