Porto Novo, 31 Ago (Inforpress) – A eliminação da pobreza extrema em Cabo Verde constitui um dos “grandes objectivos” deste Governo para a presente legislatura, declarou, segunda-feira, em Santo Antão, o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.
O ministro, que está de visita a esta ilha, apontou um outro “grande objectivo” do executivo que é “vencer a pandemia” do novo coronavírus, tendo aproveitado para render “uma grande homenagem” aos santantonenses pela “forma brilhante” como tem participado no processo de vacinação contra covid-19.
“Além de vencer a pandemia, há um outro objectivo que é combate sem tréguas à pobreza, eliminando a pobreza extrema em Cabo Verde””, notou Fernando Elísio Freire.
Em Santo Antão, o Governo vai alargar o número de beneficiários da pensão mínima e do rendimento social de inclusão, com vista a melhorar as condições de vida das famílias vulneráveis.
Ainda nesta ilha, o governante, que cumpre hoje o segundo e penúltimo dia da visita, garantiu que o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social vai reforçar, “nos próximos tempos”, os centros de dia, a rede de creches e “pensar na criação de lares para pessoas de terceira idade”.
O ministro considerou que a realidade etária e social actualmente em Santo Antão é diferente de há 30 anos e que já exige o reforço dos centros de dia e a criação de lares para terceira idade, para cuidar dos idosos que vivem sozinhos e que precisam de afectos.
JM/AA
Inforpress/Fim