Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão com maior número de estabelecimentos de alojamento turístico no País em 2019 – INE

Cidade da Praia, 30 Mar (Inforpress) – Santo Antão é a ilha com maior número de estabelecimentos de alojamento turístico no País, em 2019, correspondente a 26,4 por cento (%) do total existente, de acordo com os dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A ilha de Santo Antão possui 75 estabelecimentos de alojamento turístico o que corresponde a 26,4% do total existente, seguida as ilhas de Santiago e São Vicente com o mesmo número de estabelecimentos (49) correspondendo a 17,3% do total.

Sal e Fogo, com 30 estabelecimentos cada, representam 10,6% do total, enquanto a ilha da Boa Vista representa 8,5%, correspondendo a 24 estabelecimentos.

De acordo com os dados do inventário anual de estabelecimentos hoteleiros realizado pelo INE, no final do ano 2019 estiveram em actividade 284 estabelecimentos hoteleiros, a mesma quantidade que o ano anterior.

Durante 2019, fecharam 17 estabelecimentos hoteleiros, nove iniciaram suas actividades, quatro não foram localizados, um esteve em remodelação, oito recusaram a dar informação, sendo cinco novos estabelecimentos.

Esses estabelecimentos hoteleiros ofereceram uma capacidade de alojamento de 13.092 quartos traduzindo-se em decréscimo de -0,7%.

Registou-se acréscimos de 21.059 camas e 27.911 lugares, traduzindo-se em acréscimos de 0,1% e 0,2%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O maior aumento de estabelecimentos hoteleiros ocorreu na Ilha de Santo Antão, com um acréscimo de quatro, tendo nas ilhas de São Nicolau e São Vicente com acréscimos de dois e um estabelecimento, respectivamente.

Em relação ao tipo de alojamento, verificou-se maior aumento nas residenciais, com mais 16 estabelecimentos, face ao ano 2018. São seguidas dos hotéis apartamentos (+1).

Verificou-se decréscimo nas pensões e aldeamentos turísticos, respectivamente, menos 11 e seis estabelecimentos.

Segundo a mesma fonte, considerando a tipologia dos estabelecimentos hoteleiros, as residenciais passaram a ser os estabelecimentos com maior peso, representando cerca de 34,5% do total, ficando as pensões e os hotéis em segundo e terceiro lugares com 27,1% e 25,7%, respectivamente.

No período em análise, os quartos disponíveis continuam a ter maior expressão na ilha do Sal, 46,2%. Boa Vista manteve no segundo lugar, com 26,9%, e Santiago no terceiro com 9,3%.

Por tipo de estabelecimentos, os hotéis continuam a liderar com 78,6% dos quartos, seguidos pelos hotéis- apartamentos, com 7, 1%, pelas pensões e residenciais com igual peso 6,5%, respectivamente.

Em finais de 2019, os estabelecimentos hoteleiros inventariados empregavam cerca de 9.050 pessoas, o que corresponde a um acréscimo de 2,5% em relação ao ano 2018.

Os hotéis continuam a empregar o maior número de pessoas, representando cerca de 85,2% do total do pessoal. Seguem-se as pensões (5,3%), os aldeamentos turísticos e as residenciais, ambos com 4,0%.

Em finais de 2019, os estabelecimentos hoteleiros inventariados empregavam cerca de 9.050 pessoas, o que corresponde a um acréscimo de 2,5% em relação ao ano 2018.

Os hotéis continuam a empregar o maior número de pessoas, representando cerca de 85,2% do total do pessoal. Seguem-se as pensões (5,3%), os aldeamentos turísticos e as residenciais, ambos com 4,0%.

A ilha do Sal continua a ser a ilha com maioria do pessoal empregado nos estabelecimentos de alojamento turístico.

Cerca de 53 em cada 100 empregados dos referidos estabelecimentos estão nessa ilha; em seguida aparecem as ilhas da Boa Vista, com 24,7% e de Santiago com 9,1%.

O pessoal remunerado representa 98,8% do total do pessoal empregado. Além disso, a grande maioria do pessoal empregado (92,7%) é nacional. De igual modo, 58,8% desse mesmo efectivo é mulher.

HR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos