Santo Antão: Cobertura energética aumenta no Porto Novo com nova rede eléctrica de baixa tensão de Santo Tomé Trás

Porto Novo, 17 Set (Inforpress) – A cobertura à cidade do Porto Novo, Santo Antão, com energia eléctrica tem estado a melhorar, nos últimos tempos, graças ao programa “seis ilhas”, co-financiado pelo Japão, Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) e Governo de Cabo Verde.

No âmbito deste programa, através do qual Santo Antão já recebeu investimentos à volta de 550 mil contos, está em fase adiantada de construção a rede de baixa tensão de Alto São Tomé Trás, no Porto Novo, em resposta a uma reivindicação dos moradores.

Dentro de pouco, esse bairro emergente da cidade do Porto Novo fica totalmente coberto com energia eléctrica, intervenção que está a cargo da Empresa de Electricidade e Água (Electra), numa parceria com a edilidade portonovense, a qual vai ter, também, impacto na melhoria da iluminação pública.

Nos últimos meses, Porto Novo tem conhecido “grande evolução” em matéria de extensão da rede eléctrica e melhoria da iluminação pública, segundo as autoridades locais.

Águas das Caldeiras, Lombo Figueira, Alto São Tomé Frente, Chã Matinho Norte são algumas zonas contempladas nos últimos meses, devendo ainda ser abrangidas comunidades como Berlim e Ribeira de Corujinha e o interior do concelho.

Para isso, tem contribuído o programa “seis ilhas”, que permitiu já construir, em toda a ilha de Santo Antão, 60 quilómetros de rede de média tensão e 30 quilómetros de rede de baixa tensão, além de outros investimentos.

Este programa tem permitido aumentar, “de forma substancial”, a taxa de penetração de energia eléctrica em Santo Antão, estimada, nesta altura, em 98 cento (%).

Porto Novo tem uma taxa de acesso à energia eléctrica de 91%, esperando as autoridades chegar a 100% ainda este ano, com a conclusão dos projectos em curso, com destaque para a electrificação do Planalto Norte.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos