Santo Antão: Ciclo de formações sobre desertificação e alterações climáticas concluído este domingo no Porto Novo

Porto Novo, 28 Nov (Inforpress) – Um ciclo de formações em desertificação e alterações climáticas, promovido nos últimos dias em Santo Antão, no âmbito do projecto sobre sistemas agro-florestais desta ilha, termina hoje no município do Porto Novo.

Este ciclo de formação, que está a ser implementado pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, promotor deste projecto, começou no início desta semana com os agricultores do Planalto Leste e com uma visita dos agricultores da Casa do Meio ao campo experimental em Água das Caldeiras.

A associação portuguesa, através de uma nota, a que a Inforpress teve acesso, explica que o ciclo de formação sobre desertificação e alterações climáticas conclui-se este domingo com uma troca de experiências entre os agricultores do Planalto Leste e da Casa do Meio.

“Com esta formação, pretendemos que os agricultores e técnicos agrários possam adoptar técnicas agro-ecológicas que incrementem a produtividade, assegurem a conservação do solo e aumentem a resiliência às alterações climáticas”, explica esta organização não-governamental portuguesa.

O projecto sobre sistemas agro-florestais em Santo Antão é promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, em parceria com a Associação Luz Verde do Norte (Planalto Norte), com a Associação dos Jovens Agricultores da Zona Peri-Urbana do Porto Novo e com a Associação das Mulheres do Planalto Leste.

Com duração de quase dois anos, o projecto sistemas agro-florestais de Santo Antão, no âmbito do qual instalaram três campos experimentais, começou a ser implementadas em Março deste ano, com o financiamento da União Europeia, no âmbito da iniciativa Global Climate Change Alliance plus (GCCA+) West África.

JM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos