Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: Campo experimental para projecto sistemas agro-florestais instalado no Planalto Leste

Porto Novo, 28 Mai (Inforpress) – Um dos dois campos experimentais previstos para Santo Antão no âmbito do projecto sobre sistemas agro-florestais desta ilha, promovido pela Associação para Defesa do Património de Mértola (ADPM), já está a ser instalado no Planalto Leste. 

Uma nota do projecto confirma que já arrancaram os trabalhos de despedrega e preparação do campo experimental no Planalto Leste, espaço onde serão testadas inovações agro-ecológicas e experiências a nível de captação de água de nevoeiro.

O Planalto Norte vai dispor, também, de um campo experimental, onde serão instalados sistemas agro-florestais, com vista a aumentar a capacidade de retenção de água nos solos, “aumentando, assim, a matéria orgânica e o sequestro de carbono, utilizando uma diversidade de culturas”, refere a nota.

O projecto sobre sistemas agro-florestais, que está a ser implementado, desde Março, em Santo Antão, tem a duração de 20 meses e prevê ainda a capacitação dos agricultores e criadores de gado, com vista a tirar maior rendimento da sua actividade.

O projecto visa reorientar a produção agrícola para sistemas de produção alimentar inteligente face ao clima, a melhoria  da qualidade de vida das populações rurais através do aumento da produtividade agrícola e combater a desertificação, através de técnicas agro-ecológicas.  

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos