Santo Antão: Câmara Municipal da Ribeira Grande almeja dinamizar literatura nas bibliotecas municipais

Ribeira Grande, 28 Out (Inforpress) — O vereador da cultura da Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG), Paulo Rodrigues, enfatizou hoje que a autarquia almeja dinamizar a literatura nas bibliotecas municipais e estimular a leitura, principalmente, dos clássicos. 

Paulo Rodrigues fez estas declarações durante o seu discurso após a assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV).  

Na ocasião, acentuou que este protocolo vem “firmar” a parceria “forte” existente entre as duas instituições. 

“Com a assinatura deste protocolo temos tudo para alavancar a literatura em Santo Antão e nós não vamos ficar tranquilos até sentirmos que, realmente, o povo vibra e respira literatura”, salientou Paulo Rodrigues.  

A mesma fonte frisou ainda que este protocolo irá trazer vários benefícios ao concelho como várias dinâmicas culturais, sociais e desportivas.  

“Espero que este protocolo assinado não fique na gaveta, pois os benefícios são vastos” assegurou o autarca. 

Por sua vez, a presidente da Biblioteca Nacional, Matilde Santos, pontuou que o protocolo se reveste de grande importância para ambas as instituições visto que se pretende introduzir uma nova dinâmica nas bibliotecas públicas.  

“A assinatura deste protocolo vem apenas reforçar a parceria já existente e não creio que fique pelo papel. A começar pelo que estamos a fazer aqui. Deslocamo-nos com muitas dificuldades e constrangimentos, mas mesmo assim a boa vontade e o engajamento de toda a equipa de ambas as instituições tornaram esse evento possível” sublinhou.  

O protocolo de cooperação tem por finalidade estabelecer os termos e condições com que as duas instituições se comprometem a cooperar no desenvolvimento de acções em áreas de interesse comum, com especial destaque para as actividades de promoção do livro, de incentivo à leitura e dos autores cabo-verdianos e será válido por dois anos.

LFS/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos