Santo Antão: Bombeiros franceses ministraram formação aos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande

 

Ribeira Grande, 06 Abr (Inforpress) – Os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande concluíram hoje uma acção de formação ministrada, durante uma semana, por dois formadores da Organização Não Governamental (ONG) francesa “Unite Legere d’Intervention et de Secours (ULIS).

Patrick Villardry e Jeff Fiorina chegaram a Santo Antão na sequência de um contacto feito por um emigrante santantonense radicado em França e, após contacto com os responsáveis municipais, prepararam esta formação na área de “salvamento em montanha e falésia”.

Para a realização dessa formação os dois bombeiros franceses angariaram cerca de 15 mil euros em materiais que ofereceram à corporação de bombeiros voluntários da Ribeira Grande, com a promessa de enviarem mais material e uma ambulância.

“Os bombeiros voluntários da Ribeira Grande estão preparados para resgatarem pessoas que tenham caído na montanha e fazer o seu transporte até ao hospital”, disse Patrick Villardry, em declarações à Inforpress, no final da formação, fazendo notar uma “grande evolução” registada na sua capacitação durante esta semana.

Segundo Patrick Villardry, “os bombeiros da Ribeira Grande têm um coração enorme e uma grande vontade de fazer coisas boas pela sua ilha”.

Manuel dos Anjos Lima, comandante dos bombeiros da Ribeira Grande, considera que esta formação “foi de grande importância” para a sua corporação, tendo em conta que os operacionais ficaram com uma melhor capacitação no salvamento em montanha e falésia, sobretudo com um melhor domínio de técnicas e equipamentos utilizados noutras partes do mundo, nomeadamente, na França.

“Hoje podemos fazer um resgate de forma mais rápida e, provavelmente, mais segura tendo em conta os materiais que nos ofereceram” disse o comandante Manuel Lima.

HF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos