Santo Antão: Balcão do INPS inaugurado no Paul (c/áudio)

Cidade das Pombas, Paul, 09 Mai (Inforpress) – O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) inaugurou hoje, no Paul, um balcão de atendimento para servir os segurados e beneficiários deste município da ilha de Santo Antão.

Trata-se, no entender do presidente da Câmara Municipal do Paul, António Aleixo Martins, de um momento especial que constitui um “grande passo” para fazer justiça a todos aqueles que já não precisam deslocar-se aos concelhos vizinhos para tratar assuntos ligados à protecção social.

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que presidiu à cerimónia de inauguração, considerou que a abertura do novo balcão do INPS é um sinal da força e da vitalidade do sistema de protecção social cabo-verdiano.

Para Fernando Elísio Freire, a cerimónia constituiu, igualmente, momento de reconhecimento de todo o esforço que o sistema de protecção social fez, durante a crise provocada pela pandemia da covid-19, para que o País pudesse aguentar bem os efeitos dessa crise.

Aquele governante aproveitou a oportunidade para apelar à inscrição de todos os profissionais liberais no sistema do INPS como forma de alargar a protecção social pois, conforme disse, cerca de 50 por cento (%) dos trabalhadores cabo-verdianos não estão inscritos no INPS pelo que o apelo específico foi para os agricultores, os pescadores, os criadores de gado, os condutores de transportes públicos, os comerciantes informais, entre outros grupos de profissionais liberais.

Trata-se, segundo Fernando Elísio Freire, da forma adequada de as pessoas se prevenirem contra a perda de rendimentos, seja por limite de idade, seja por desemprego ou por qualquer outra eventualidade.

A presidente do conselho directivo do INPS, Orlanda Ferreira, manifestou a sua satisfação pela abertura do balcão do INPS no seu Paul natal, e explicou que o objectivo é aproximar os serviços dos seus beneficiários e aumentar o número de segurados no concelho.

Segundo a presidente do INPS, o Paul tem 872 segurados, número que, multiplicado por três, representa o número de beneficiários naquele concelho.

O objectivo do Governo é atingir, em 2026, 80% dos trabalhadores cabo-verdianos inscritos no INPS.

HF/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos