Santo Antão: BADEA sem reservas sobre o projecto de água e saneamento para ilha – autarca

 

Porto Novo, 07 Dez (Inforpress) – O Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA) não tem quaisquer reservas quanto à viabilidade do projecto de saneamento para Santo Antão, cujo financiamento estará aprovado até ao primeiro trimestre de 2018.

A garantia foi dada hoje pelo edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, à saída de um encontro com uma missão do BADEA que se encontra em Santo Antão para analisar com os autarcas da ilha a viabilidade deste projecto, que abarca ainda a vertente abastecimento de água.

“Não há reservas por parte do BADEA. Há garantias, sim, de financiamento do projecto, que vai contemplar a rede de esgotos e uma estação de tratamento de água residuais no Porto Novo”, indicou Aníbal Fonseca, adiantando que o projecto abrange ainda Ribeira Grande e Paul, na vertente, abastecimento de água.

Em relação à componente/ saneamento, o autarca informou que foi feito um estudo que comprova a sua fiabilidade, mas quanto à vertente/ abastecimento de água (melhoria das redes) “é necessário ainda melhorar os dados na base do Plano Director de água e saneamento de Santo Antão”.

Mas, há toda a disponibilidade por parte desta instituição bancária internacional em financiar o projecto em ambas vertentes, que estará a ser implementado ainda no segundo semestre do próximo ano, explicou o presidente da câmara do Porto Novo, no final do encontro com a missão do BADEA, em que estiveram também os autarcas do Paul e Ribeira Grande.

“Estamos convencidos de que o Governo conseguirá mobilizar junto do BADEA uma verba perto dos 10 milhões de euros (um milhão e 100 mil contos) para o projecto de água e saneamento para Santo Antão”, acredita o edil do Porto Novo.

O representante da missão do BADEA, Oussama Ben Abdelaziz, confirmou que existe, de facto, a possibilidade de este banco financiar este projecto, que visará a resolução do problema dos esgotos no Porto Novo, com a reutilização da água para agricultura.

O projecto contempla ainda a melhoria das redes de abastecimento de água nos outros municípios de Santo Antão para diminuir as perdas técnicas, segundo este responsável.

JM/FP

Inforpress/Fim

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos