Santo Antão: Autarca espera que primeiro-ministro reafirme compromisso de construção de aeroporto

 

Porto Novo, 21 Jun (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo disse hoje acreditar que o primeiro-ministro vai aproveitar a sua visita a Santo Antão, a partir desta quinta-feira, para “reafirmar o compromisso” do Governo na construção do aeroporto da ilha.

Trata-se de “um compromisso firme” do executivo, mas Aníbal Fonseca espera que Ulisses Correia e Silva, durante sua estada de uma semana a Santo Antão, confirme o propósito do Governo em iniciar a construção ainda na presente Legislatura dessa infra-estrutura.

“Pensamos que nos próximos quatro anos deverão arrancar as obras do aeroporto, um grande desígnio dos santantonenses”, adiantou Aníbal Fonseca.

Os estudos com vista à construção do aeroporto de Santo Antão, a localizar-se no Porto Novo, estão a cargo da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea  (ASA), devendo ficar concluídos dentro de três anos.

O presidente da câmara do Porto Novo tem expectativa de que o chefe do Governo reassuma, igualmente, o “compromisso” assumido com Santo Antão de avançar com a segunda fase do porto do Porto Novo, para poder receber navios de cruzeiros e contribuir para o desenvolvimento do turismo no concelho.

Aníbal Fonseca acredita ainda que, no quadro da sua visita a Santo Antão, o primeiro-ministro anuncie ainda um pacote de investimentos para o sector do saneamento para a ilha, estimado em um 1.200 mil contos, que prevê “importantes investimentos” para Porto Novo.

Nesse âmbito, Porto Novo será contemplado com uma nova rede de esgotos e uma estação de tratamento de águas residuais, além de melhoria da rede de abastecimento de água.

“Há compromissos muito sérios do Governo nesse sentido, mas esperamos que nesta visita seja anunciado um financiamento para um programa de saneamento para Santo Antão, com maior parte para Porto Novo”, adiantou o autarca, numa antevisão da visita de uma semana do chefe do executivo a Santo Antão, que se inicia a partir desta quinta-feira pelo município do Porto Novo.

O primeiro-ministro deve ainda confirmar o financiamento da segunda fase da estrada para Tarrafal de Monte Trigo, projecto que, segundo Anibal Fonseca, “já tem financiamento assegurado”.

Ulisses Correia e Silva, no primeiro dia da visita a Santo Antão, desloca-se às localidades de Alto Mira e Martiene e procede ainda à inauguração dos projectos de interligação energética de Chã de Norte e Chã de Branquinho.

JM/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos