Santo Antão: Associação dos Guias de Turismo defende reabilitação dos percursos turísticos

Porto Novo, 27 Jan (Inforpress) – A rede dos caminhos vicinais, que fazem parte do itinerário turístico nos três concelhos de Santo Antão precisa ser reabilitada, alertou hoje o presidente da Associação dos Guias de Turismo, desta ilha.

Odair Gomes regozijou-se com a notícia de que os miradouros vão ser reabilitados e pediu às câmaras municipais desta ilha para, também, proceder à recuperação desses percursos, que não recebem, há já algum tempo, quaisquer intervenções.

“A reabilitação dos miradouros é, de facto, necessária. Além disso, a rede de caminhos vicinais precisa de recuperação”, notou este responsável, que, terça-feira, mostrou-se também preocupado com o amontoado de lixo nos diferentes percursos turísticos e nas bermas das estradas, em toda a ilha de Santo Antão.

Entretanto, no Porto Novo, a câmara municipal inscreveu cerca de 15 mil contos no seu orçamento para o ano em curso destinados à requalificação das vias de acesso neste município, mais exactamente, os caminhos vicinais e as estradas carroçáveis, que ligam várias comunidades.

Em Santo Antão, estão identificados e sinalizados, 74 caminhos vicinais numa extensão de 455 quilómetros, distribuídos por seis rotas turísticas, abarcando os três municípios desta ilha.

Os guias e operadores turísticos em Santo Antão têm vindo a pedir a classificação desses caminhos, considerados “um importante activo económico” desta ilha, a património da humanidade.

O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, tem estado, também, a defender a necessidade de preservação desses percursos e a sua classificação a património da humanidade, enaltecendo a importância desses trilhos, construídos na era colonial, na economia desta ilha.

O Instituto do Património Cultural reconhece, igualmente, que os caminhos vicinais e as estradas tradicionais em Santo Antão são os “grandes activos” do turismo nesta ilha, que precisam ser valorizados e preservados.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos