Santo Antão: Associação dos Emigrantes no Luxemburgo ajuda a reabilitar centro de dia no Porto Novo

Porto Novo, 15 Jul (Inforpress) – A Associação dos Emigrantes no Luxemburgo é um dos parceiros envolvidos na reabilitação do centro de dia para idosos na localidade de Berlim, na cidade do Porto Novo, ilha de Santo Antão.

Este centro, o primeiro construído no município do Porto Novo, nos princípios dos anos 90, curiosamente, com financiamento da cooperação luxemburguesa, está há alguns anos encerrado devido ao seu estado avançado de deterioração e estará, dentro de seis meses, recuperado para acolher 60 idosos.

O projecto, além do Ministério da Família e Inclusão Social, conta ainda com a participação de outros parceiros, entre eles a Associação dos Emigrantes no Luxemburgo que já se envolveu em outros projectos sociais neste município, com destaque para a recuperação, em 1992, da antiga capela do Porto Novo.

O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, está de visita ao Luxemburgo, para participar na Semana de Cabo Verde, neste país, devendo abordar com esta associação o financiamento de outros projectos no seu município.

A reabilitação do centro de dia de Berlim, que se insere no plano nacional de cuidados, tem ainda o apoio da Caritas Cabo-verdiana.

Existem no Porto Novo mais dois centros de dia em Alto São Tomé, na cidade, e em Ribeira das Patas, interior do município, que abrangem mais de uma centena de idosos, pretendendo a edilidade construir um quarto centro, desta feita, no Tarrafal de Monte Trigo.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos