Santo Antão: Associação de Guias do Turismo pedem criação de programa de animação turística para ilha

Porto Novo, 30 Nov (Inforpress) – A Associação de Guias do Turismo de Santo Antão desafiou hoje os municípios e os operadores da ilha para “juntos” criarem um programa de animação cultural e turística, com vista ao incremento deste sector, na região.

O desafio foi lançado pelo presidente da Associação dos Guias do Turismo de Santo Antão, Odair Gomes, para quem o programa de animação cultural e turística seria “um complemento” ao trekking (caminhada em trilhas), que constitui o principal produto turístico de Santo Antão.

“Temos o trekking, que é o produto que mais se vende em Santo Antão, mas temos um problema, o turista, depois da caminhada, regressa ao hotel e lá fica”, explicou Odair Gomes, que tem aproveitado a visita do ministro do Turismo a Santo Antão, iniciada sexta-feira, 27, para abordar esta questão com os municípios e operadores turísticos.

Para este responsável, “isso não ajuda” o turismo que se quer para Santo Antão, razão pela qual “desafia” os municípios e os operadores que actuam neste sector para, “juntos” com os guias do turismo, conceberem um programa de animação que, além de possibilitar a interacção do turista com as comunidades, possa ainda ser vendido pelas agências de viagens.

O presidente da Associação dos Guias de Turismo de Santo Antão sugere, a título de exemplo, a criação de um programa de animação à volta das festas populares, com destaque para o São João, que se comemora, com maior intensidade, no município do Porto Novo.

“Isso pode ajudar no incremento do turismo em Santo Antão”, notou.

O presidente da câmara do Porto Novo, numa reacção ao repto lançado pelo representante dos guias profissionais do turismo em Santo Antão, admitiu que a falta de animação cultural e turística é, de facto, “um dos pontos fracos do turismo” na ilha, que precisa, a seu ver, de “outras ofertas para a fixação do turista”.

Porto Novo já dispõe de uma agenda cultural que “é já alguma coisa” e este município “está disponível para trabalhar” com os operadores na concepção do programa de animação, adiantou o Aníbal Fonseca, que exortou os operadores a relançarem a Associação do Turismo de Santo Antão, que se encontra inactiva.

JM/AA

Inforpress/Fim

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos