Porto Novo, 11 Nov (Inforpress) – Os guias profissionais do turismo em Santo Antão estão a preparar-se para a retoma da actividade turística nesta ilha, que está, praticamente, paralisada, desde Março deste ano, devido à pandemia do novo coronavírus.
A garantia é da Associação dos Guias Profissionais do Turismo em Santo Antão, que destaca, de entre as acções que estão a ser realizadas com esse propósito, uma formação destes agentes turísticos, preparando-os para a retoma da actividade turística, nesta ilha.
O presidente desta associação, Odair Gomes, acredita que esses profissionais, que enfrentam, actualmente, “muitas dificuldades”, estão, efectivamente, a preparar-se para a retoma do turismo em Santo Antão, destacando a formação que a classe está a receber, nesta altura, no âmbito do plano de renascimento do sector turístico em Cabo Verde.
Os guias do turismo de Santo Antão foram contemplados pelo Governo com o plano de renascimento do sector turístico em Cabo Verde, através da formação, que está a ser ministrada, desde o mês de Agosto, nos concelhos do Porto Novo e Ribeira Grande.
A formação, com duração de três meses, é financiada pelo Banco Mundial e está a ser ministrada pelo centro de emprego e formação profissional de Santo Antão, tendo como propósito melhorar os conhecimentos desses profissionais sobre os recursos e atractivos turísticos, sobre a história e cultura de Cabo Verde e, ainda, sobre os conceitos básicos de segurança sanitária.
Com esta iniciativa, o Governo pretende, no quadro do plano do renascimento do turismo, preparar os referidos profissionais para informar e interpretar o património, os recursos de interesse turístico, aplicar técnicas específicas de interacção e animação, garantindo um serviço de acompanhamento e assistência com segurança e, utilizando, sempre que necessário, a língua inglesa e/ou outra língua estrangeira.
JM/ZS
Inforpress/Fim