Santo Antão: ASA instala equipamentos de recolha de dados atmosféricos para implantação do aeroporto

 

Porto Novo, 15 Ago (Inforpress) – Uma equipa técnica da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Área (ASA) encontra-se no Porto Novo, Santo Antão, a instalar os equipamentos que, até 2020, irão  fornecer  os dados atmosféricos no quadro dos estudos do aeroporto.

Trata-se de uma estação automática que está a ser instalada em Ponte Sul/Casa de Meio, a sete quilómetros da cidade do Porto Novo, provável localização do futuro aeroporto de Santo Antão.

O equipamento, segundo os técnicos da ASA, vai disponibilizar, nos próximos três anos, os dados relativos à pressão do ar, temperatura, humidade do vento e precipitações que permitam a implantação do aeroporto de Santo Antão.

No quadro dos estudos do aeroporto, iniciados em meados de 2016,  procedeu-se já ao levantamento orográfico dos terrenos, do curso de água e ainda sobre a posição do vento, estando a ASA, neste momento, a instalar os equipamentos que vão, essencialmente, recolher os dados atmosféricos.

O presidiste da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA), Orlando Delgado, considera que, com a instalação desses equipamentos, o projecto do tão desejado aeroporto desta ilha começa a ganhar corpo, acreditando que, dentro de três anos, essa infra-estrutura estará a ser implementada.

O Governo já afiançou que 2020 será a data prevista para o início da contratualização com vista à construção do aeroporto de Santo Antão, infra-estrutura para “alavancar a economia” desta ilha.

O aeroporto, que poderá dispor de uma pista de 2.500 metros de cumprimentos, deverá rondar entre 18 milhões a 20 milhões de euros, segundo estimativas da ASA.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos