Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Santo Antão: APN tranquiliza consumidores sobre qualidade de água consumida no Porto Novo

 

Porto Novo, 31 Mai (Inforpress) – A água dessalinizada consumida no Porto Novo é de “boa qualidade” como confirmam os testes de condutividade e outros, efectuados regularmente, segundo Águas do Porto Novo (APN), que  tranquiliza os consumidores sobre a qualidade do liquido consumido.

O  responsável da APN no Porto Novo, Jailton Santos, garantiu que a água dessalinizada consumida na cidade, desde 2008, mantém-se de “boa qualidade”, como confirmam os testes regularmente, efectuados por esta empresa.

Consumidores estão a se queixar da qualidade água produzida por APN , considerando que essa água está a provocar dor de barriga e diarreia às pessoas, tendo já solicitado a intervenção dos serviços de saúde.

“Onde está a autoridade sanitária para fiscalizar a qualidade da água disponibilizada pela Águas do Porto Novo. Todas as vezes que bebo essa água, me faz dor de barriga e diarreia”, alertou o consumidor Alfredo Rocha.

Outras pessoas têm vindo a reclamar da qualidade da água, situação que a APN estranha, segundo Jailson Santos, para quem as análises provam que os padrões de qualidade “mantêm-se seguros e fiáveis”.

Este responsável lembrou que Porto Novo foi a primeira cidade em Cabo Verde a receber, em finais de 2014, a certificação HACCP (Análise dos Riscos e controlo dos pontos Críticos) na produção de água potável, destinada ao fornecimento à rede pública.

A certificação foi recomendada por várias agências intergovernamentais, das quais Cabo Verde é membro, como CODEX Alimentarius, a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Comissão Internacional de Especificações Microbiológicas dos Alimentos (ICMSF), a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

A HACCP é um instrumento de gestão da qualidade que se realiza através de um sistema preventivo de controlo dos alimentos, neste caso a água potável, cujo objectivo é a segurança e a inocuidade alimentar.

A APN resultou de uma parceria público-privada, envolvendo o Governo de Cabo Verde, o município do Porto Novo e Águas da Ponta Preta (Sal) que consistiu na implementação e gestão do projecto de abastecimento à cidade do Porto Novo, através de água dessalinizada.

Segundo a  APN, a empresa, no seu processo de produção, vem implementando um sistema capaz de detectar, antecipadamente, eventuais problemas e aplicar acções correctivas, já que permite concentrar recursos técnicos e científicos em todas as fases do processo de produção da água dessalinizada, por via osmose inversa.

A APN possui uma unidade dessalinizadora, com capacidade de produção de dois mil metros cúbicos de água por dia, fornecida aos Serviços Autónomos de Água e Saneamento do Porto Novo (SAAS-PN), que procedam à sua distribuição, através da rede pública.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos