Santo Antão: Antigos residentes homenageiam primeira directora do Internato Grão-ducado do Luxemburgo

 

Ribeira Grande, 28 Ago (Inforpress) – Os primeiros residentes internos do internato Grão-ducado do Luxemburgo, na cidade da Ribeira Grande, homenagearam a primeira directora da instituição, Inês Alexandre, durante um convívio realizado este fim-de-semana, 26, num dos salões do internato.

A homenagem, que reuniu antigos residentes do internato vindos de várias ilhas e do estrangeiro, foi extensiva ao “staff” que trabalhou com Inês Alexandre na altura da entrada em funcionamento do internato, e foi ocasião para a apresentação de mensagens escritas e gravadas enviadas por aqueles que não puderam estar presentes.

“Sinto-me lisonjeada com este gesto lindo dos ex-residentes, hoje mulheres e homens formados, prontos a dar o seu contributo ao país e ao mundo”, disse Inês Alexandre que, num discurso emocionado, manifestou-se “particularmente feliz” com a iniciativa dos ex-residentes.

“Tivemos a honra de dirigir o primeiro internato do país, que serviu de pilar para a construção de muitos mais”, notou a homenageada, que esteve à frente da instituição durante vários anos até se aposentar, assumindo que saiu “de tez erguida e com a consciência plena do dever cumprido”.

Helda Andrade, ex-residente e membro da equipa organizadora, disse à Inforpress que a homenagem justifica-se porque “D. Inês é uma pessoa muito importante na nossa vida porque fez muito por nós e nos ajudou a ser quem hoje somos”, mesmo passando por cima de problemas pessoais e familiares, muitas vezes, “chegando cedo e saindo muito tarde” para que nada faltasse no internato.

“Para mim D. Inês é uma mãe”, concretiza Helda Andrade, adiantando que não existem palavras nem homenagem suficientemente eloquentes para agradecer a dedicação e o empenho da antiga directora.

Além desta homenagem à antiga directora da instituição, os antigos residentes decidiram angariar fundos entre si para pintar o internato, trabalho que ficou a cargo de um dos ex-residentes, engenheiro civil e vereador da Câmara Municipal do Paul, Ivanísio Simeão.

HF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos