Santo Antão/Ano agrícola: Agricultores pedem mais apoio técnico e material do MAA

Ribeira Grande, 01 Jul (Inforpress) – Agricultores do concelho da Ribeira Grande, Santo Antão, defendem uma maior aproximação, apoio técnico e profissional do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) para enfrentarem a época das chuvas com melhores condições de cultivo e produção.

Em declarações à Inforpress o agricultor António Carente disse que as expectativas são grandes para este ano agrícola.

“Já começamos a sementeira com os olhos postos nas previsões de chuva”, frisou António Carente, que desafiou a delegação do MAA no concelho a aproximar-se mais dos camponeses com apoio técnico e informação.

“No concelho da Ribeira Grande há uma ausência quase total dos projectos do MAA. Praticamente não tem havido nada em relação a novas tecnologias e mesmo em termos de sementes de qualidade”, pontuou António Carente.

Na mesma senda, Arlindo Lopes, agricultor de Curral da Ruça, Planalto Leste, pede ao MAA apoio técnico e financeiro para alavancar a agricultura nessa região.

“Necessitamos mais apoio técnico e financeiro para alavancar a agricultura nesta região tendo em conta que se trata de uma zona favorável, não só de cultivo mas também de produção”, disse Arlindo Lopes.

O agricultor de Curral da Ruça disse entender que “se apostarem noutras espécies de plantação como a fruticultura, por exemplo, certamente haveria mais produtos no mercado”.

“E olha que estou a falar de uma zona que praticamente não sofreu com a escassez de chuva” enfatizou Lopes adiantando que já preparou cerca de 1000 quilogramas de batata inglesa e semeou feijão em cerca de 10 hectares de terreno.

Já Amílcar Pires defendeu que o MAA devia investir mais na inovação da agricultura no concelho.

“Não temos nenhum apoio. Entretanto no concelho do Porto Novo eles investem nestas novas inovações da agricultura, como gota-a-gota”, notou o agricultor.

A Inforpress tentou ouvir o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente na Ribeira Grande, Orlando Jesus Delgado, mas este disse que está à espera de uma autorização da Praia para conceder uma entrevista à Inforpress.

LFS/HF//CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos