Ribeira Grande, 22 Mai (Inforpress) – Um grupo de 104 alunos do 7º ano dos dois liceus do concelho da Ribeira Grande – Suzete Delgado e Coculi – deslocaram-se hoje ao Parque Natural de Cova, no Planalto Leste, para conhecerem a biodiversidade local.
A iniciativa, que teve a parceria da delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), na Ribeira Grande, enquadrou-se na comemoração do dia mundial da biodiversidade e visou, segundo o técnico do MAA, Orlando Freitas, “sensibilizar” os alunos sobre a “importância de preservar” a biodiversidade.
“Muitas plantas estão em risco e aqui no parque natural de Cova temos muitas plantas endémicas. Neste sentido trouxemos estes alunos para lhes sensibilizar para a questão de conservar a nossa biodiversidade” disse.
Orlando Freitas explicou ainda que antes da visita ao parque natural de Cova, os alunos destes liceus conheceram a biofábrica onde se produz o tricogram, ou seja, os inimigos naturais de pragas e no final da visita os alunos lançaram estes inimigos das pragas em algumas plantações que ficam dentro da cratera de Cova.
Para a aluna, Jennifer Santos a visita foi “muito boa” pois, conforme disse, aprendeu “muitas coisas” e acha que estas visitas deveriam ser feitas com mais frequência.
“Conheci muitas plantas que nem sabia que existiam, aprendi sobre o processo de produção dos inimigos da natureza. Foi muito bom ter esta experiência”, pontuou.
O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 de Maio de 1992, dia em que se adoptou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica.
LFS/HF
Inforpress/Fim