Porto Novo, 31 Jan (Inforpress) – A água canalizada e luz eléctrica 24 horas/dia vão chegar, dentro de pouco tempo, à localidade de Pico da Cruz, no Planalto Leste de Santo Antão, onde as 45 famílias têm estado a reclamar esses dois bens essenciais.
A água canalizada vai ser uma realidade, a partir de Fevereiro, em Pico da Cruz, no quadro do projecto de abastecimento de água ao Planalto Leste, financiado no âmbito do do II Compact do Millenium Challange Account , que já está concluído, cuja inauguração deve acontecer até meados do mês que vem.
O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, garante que a partir de 15 de Fevereiro, a água estará nas torneiras no Planalto Leste.
A Empresa de Electricidade e Água (Electra) já garantiu que Pico da Cruz terá, em breve, luz durante 24 horas, no quadro projecto de desenvolvimento dos sistemas de transporte e distribuição de electricidade em Santo Antão, que fica pronto até Junho.
Pico da Cruz é uma das poucas localidades em Santo Antão ainda sem energia eléctrica 24 sobre 24 horas, um bem que chegará, dentro de pouco tempo, à essa comunidade.
O presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Pico da Cruz, Sialdino Duarte, lembra que a população local, sonha, há vários anos, com energia eléctrica 24 horas/dia nesse povoado.
Ainda no Planalto Leste, os povoados de Matinho, Espadaná e Moroços reclamam, também, energia eléctrica durante 24 horas/dia.
No caso de Espada, a energia eléctrica vai ser uma realidade ainda no decurso do primeiro trimestre deste ano, segundo o edil da Ribeira Grande, Orlando Delgado.
JM/JMV
Inforpress/fim