Santo Antão/Agricultura: Ilha com cinco novos sistemas de produção de água equipados com painéis solares

Porto Novo, 23 Dez (Inforpress) – Santo Antão dispõe de mais cinco sistemas de produção de água para agricultura equipados com paneis solares, cuja inauguração acontece “nos próximos dias”, para satisfação dos agricultores, que vão obter água para rega a um custo baixo.

Esses novos sistemas, situados na Ribeira Grande (Lombo de Santa, Ribeira da Torre, Ribeira de Duque, Fajã de Maurícia e Tanque), surgem numa altura em que Santo Antão caminha para ser a primeira ilha em Cabo Verde com todos os sistemas de produção de água equipados com energia renovável.

Neste momento, a ilha já dispõe de “uma área muito grande” coberta com esse tipo de equipamentos, segundo o Ministério da Agricultura e Ambiente, que destaca  Porto Novo por ser o primeiro município da ilha a alcançar a cobertura de 100 por cento (%).

A inauguração dos novos cinco sistemas no concelho da Ribeira Grande ocorre  “nos próximos dias”, segundo a confirmação do presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA), Orlando Delgado.

Porto Novo foi o primeiro concelho de Santo Antão a conseguir a cobertura de 100% em equipamento dos sistemas de produção de água para rega com painéis solares, investimentos que, segundo o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, Joel Barros, beneficiam, directamente, “centenas de famílias”, que estão a “impulsionar” a sua  actividade.

Segundo este responsável, está-se “perante um marco importante” e “um ganho extraordinário” para Santo Antão, por possibilitar a produção de água para a irrigação a um custo baixo, com impacto no aumento da área irrigada.

O próprio ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, já disse acreditar que Santo Antão “caminha a passos largos” para ser a primeira ilha no arquipélago a ficar totalmente abrangida com sistemas foto voltaicos para a produção de água para agricultura.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos